Sobre o Rio Arapiuns

Muito navegado em nossa primeira excursão, esse tem sua foz em cima da cachoeira Aruã e tem como afluentes ; a esquerda o rio Tapajós, rio Branco e a direita o rio Maró.Sua bacia esta localizada na porção oeste do município de Santarém entre as bacias do Tapajós e do Amazonas, ocupando uma superfície aproximada de 7.064 km², correspondendo a cerca de 28% de todo o espaço municipal. O rio Arapiuns é um rio de águas límpidas, muito pobre em fitoplâncton e, portanto em vida aquática.

O rio é o único navegável durante o ano inteiro, sendo que no período de estiagem a navegação fica restrita às embarcações de pequeno porte. A largura máxima dele é estimada em 7 km, próxima a sua desembocadura.

No período de verão surgem nas margens do Arapiuns inúmeras praias de areias brancas e finas, contrastando com suas águas cristalinas e azuladas, dentre essas, destacam-se a Ponta do Icuxi e a Ponta Grande. Essas características são devido a natureza arenosa dos terrenos ao longo do seu curso e a pequena quantidade de material que o mesmo transporta em suspensão.

Ao longo da bacia do Arapiuns, existem inúmeras comunidades, dentre elas Coroca, visitada em nossa primeira expedição mas esse já é assunto para outro post….