Rio Tapajós: Fauna e Flora

_O1A3583

Não poderíamos deixar de falar da fauna e da flora da região do rio Tapajós. O CEPTA (Centro Nacional de Pesquisas) catalogou cerca de 225 espécie de peixes, destacam-se entre eles o tucunaré, piranha, pirarucu, jaú entre outros. E assim, a região tornou-se alvo de pesca esportiva.

Trata-se de uma região muito rica e a variedade não limitasse aos peixes. Cerca de 600 espécies aves e 200 espécies de mamíferos, dentre eles – Sagui-de-Santarém, Ararajuba, Tiriba-de-Hellmayr, Botos, Jacarés, Capivaras, Tartarugas, Preguiças, Macacos e Tartarugas são encontrados por lá.

No que diz respeito a flora, foram registradas mais de 400 espécies de árvores, entre elas a sumaúma, castanha do Pará, angelim-vermelho, hatobá, tauari, mogno e maçaranduba. Muitas das árvores geram interesse pelo seu valor comercial por serem fontes de resinas, corantes, óleos e frutas. Ainda existem muitas de valor medicinal e decorativa. E não podemos esquecer das seringueiras as Hevea Brasiliensis, uma árvore que deixou o lugar famoso por sua borracha. Mas isso já é assunto para um outro post.