Comunidade Coroca

_V6A1495

Localizada na zona rural de Santarém – Pará, na margem esquerda do rio Arapiuns, a comunidade Coroca se diferencia das demais comunidades da região por ser uma vila com apenas 12 famílias que desfrutam de uma vista diferenciada além de possuir lindas praias e seringueiras entorno da região. A comunidade conta com água encanada, luz produzida por motor a diesel, escola de educação com fundamental 1 e 2 e barco comunitário.

Os moradores vivem do artesanato de palha Tucumã, produção e comercialização de farinha de mandioca, agricultura e da pesca.

No ano de 1998 os moradores da região organizaram uma associação, a Aprucipesc – Associação dos produtores rurais e criadores de peixe da comunidade de Coroca. Nela, desenvolvem os mais diversos projetos dentre eles: apicultura, criadouro de tambaqui em cativeiro (atualmente só para o consumo), criação de tartaruga e projeto de reflorestamento (já foram recuperados 10 hectares de mata ciliar).

Outra associação criada pela comunidade é a Associação Aarta, que diferentemente da primeira, é formada por moradores de Coroca e de outras comunidades; foi criada pelos artesãos que realizam trabalho com a palha de Tucumã.